quinta-feira, janeiro 27, 2005

Programa do Shabbaton

O programa do Shabbaton, que irá começar amanhã, dia 28 de Janeiro de 2005, será o seguinte:



3 Comments:

At 1/30/2005 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Seria deverás interessante a colocação no blogue, do resumo do debate.

Cumprimentos
Marco Santiago

 
At 1/16/2008 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http:/

Federação Israelita sefarad B’ nê anussim.
Cnpj 02.354.990/0001-91

Porque nos negariam o direito da conversão?

Todos nos cometemos erros, pela ignorância, pelo não saber, mas todos temos o direito de procurar nos acertar e nos redimir, mudarmos de opinião.

Há algum tempo atrás eu era da seguinte opinião: que os b’nê anussim deveriam se ajuntar e buscar seus direitos junto a Israel, e as instituições honradas, ao ter contato com vários Rabinos sérios de Espanha, Israel, Portugal, nossa opinião mudou, foi nos explicado a lei do retorno, as impossibilidades de rastreamento da linha matrilinear.
Por este motivo nós da diretoria da fisba através de uma reunião decidimos pela conversão, decidimos fazer as coisas de acordo com a burocracia judaica e sair da condição de judaizante, e ascendente, para Judeu, segundo a halacha (lei judaica) optamos pela conversão liberal de instituições sérias.
Fui tratado de Rav pela comunidade local, por passar tudo que aprendi do judaísmo, e muito tempo sustentei o título, pois ninguém parecia se importar com a comunidade b’ nê anussim, desde que esta decisão foi tomada eu me destitui do cargo e fiquei a penas como Presidente da Fisba.
Por quê?
Nunca escondi de ninguém que não sou rabino, sou um leigo que procura ajudar os b’ nê. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Nunca escondi meu passado.
O fato de nossa conversão, não muda a idéia de termos rabinos sérios reconhecidos e que nos ajude a tomar o caminho certo, rabinos profissionais, que nos ensine A lei do HaShem e A lei judaica, sem esquecermos os sofrimentos dos nossos antepassados, o fato é que se perdermos nossos documento na rua temos que tirar outra via, e isto é a conversão.
Em todo lugar onde existe um associado, estamos procurando pessoas serias
Rabinos sérios que possam dar orientação.
Podemos honrar nossa história, vivendo uma vida digna e honrada, pois qualquer rabino sério iria nos perguntar, investigar, ser testemunha de nossos passos para com a comunidade Judaica.
Estamos Procurando entrar em contato com a CONIB e FISESP a fim de obtermos apoio a nossa comunidade, e fazer as coisas como a lei, nos submetendo às autoridades Rabínicas, tal com as instituições reconhecidas por Israel.

ESTAMOS PROCURANDO AUTORIDADES SÉRIAS.
Já estamos revisando nosso estatuto, para melhor nos adaptar a realidade judaica, de acordo com a halacha.
Estão prevista a mudança de nome, não somos mais forçados.




.

/fisba.uniblog.com.br/

 
At 3/02/2009 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ensinam os nossos sábios da linguagem da “Mishná” o que se segue. Felizes os que se afeiçoam a eles e ao seu ensino.
Rabi Méir dizia: aquele que se entrega ao estudo da Lei Divina só pelo seu amor, merece grandes recompensas; vale por si só o mundo inteiro; chamam-lhe o bem-amado; ama ao Criador e aos homens; é motivo de regozijo do Criador e dos semelhantes. Aquele estudo inspira-lhe modéstia, e temor de D’us; torna-o justo, devoto, integro e leal; afasta-o do pecado, e causa-lhe a felicidade; graças ao seu estudo, recorrem aos seus conselhos, à sua sabedoria, e à sua autoridade, como se lê: “a mim os conselhos, a mim a sabedoria; eu sou a inteligência, a graça pertence-me”. Aquele estudo dá-lhe a supremacia e o poder soberano, a alta especulação espiritual e os segredos da Lei, parecem uma nascente de água abundante num rio inesgotável; torna-o humilde, paciente e o faz perdoar facilmente as injurias contra si; finalmente, engrandece-o e eleva-o acima de todas as criaturas.

E a nossa intenção, levar a você um pouco da nossa cultura e religião, acredito que assim poderemos juntos aprender um pouco mais a respeito das Leis Divinas e com isso nos aproximarmos de D'us, para isso ser possível, peço que você se dispa do preconceito religioso, pois a religião não pode salvar ninguém, o que salva é o temor de D'us e a observação e cumprimento de seus mandamentos.

Shalom!

 

Enviar um comentário

<< Home