domingo, novembro 14, 2004

A Mezuzah



A Mezuzah é um símbolo da fé judaica merecedor de grande respeito. A mezuzah é uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal, em geral de 3 a 4 polegadas de comprimento, contendo um pedaço pequeno de pergaminho, no qual em 22 linhas estão escritas passagens bíblicas que fazem parte do "shemá" (oração da unicidade de D'us). Tem uma pequena abertura na parte superior com a palavra Shadai (um dos nomes místicos de D'us), impressa no verso do pergaminho. É fixada na batente direita das portas de cada quarto de uma residência ou escritório (incluindo garagens), mas nunca deve ser colocada na entrada de casas de banho e em espaços com uma área inferior a 1,8 metros quadrados. Ela é afixada no terço superior do batente direito, na parte mais externa do umbral e em posição oblíqua, com a parte superior apontada para o interior do aposento, para os ashkenazim, e em posição quase reta para os sefaradim.
Costuma-se beijá-la quando se sai ou entra em casa, tocando-a com as pontas do dedos e em seguida tocando os lábios. O significado religioso mais profundo do seu simbolismo seria lembrar ao homem a unicidade de D'us e induzi-lo a amá-lo. Essa contemplação desperta-o e o conduz ao caminho certo.


COMO FIXAR A MEZUZAH

A pessoa a afixar a mezuzah deve ter uma idade superior a do bar mitzvah (menino com idade superior a 13 anos) e a colocação deve ser feita de uma maneira permanente. Se mais de uma mezuzah for afixada ao mesmo tempo, só uma prece deve ser recitada.

Antes de afixarmos a mezuzah no batente da porta a seguinte benção deve ser recitada:
Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshanú bemitsvotav vetsivanu likboa mezuzah.
Bendito sejas, ó Eterno, nosso D'us, rei do Universo, que nos santificastes com seus preceitos, ordenando-nos a colocação da mezuzah.

Tradicionalmente, pão e sal também devem ser trazidos a casa nova e abençoados, simbolizando que nunca deverá haver falta de comida na casa.

2 Comments:

At 12/30/2009 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu sei que esse post é antigo mas se poder responder...
porque vc coloca d'us ao inves de DEUS.

 
At 12/22/2011 12:40 da tarde, Blogger amadeu. said...

olha meu amigo, talvez voce já tenha explicação até melhor. como você sabe o hebraico é uma língua bastante primitiva bem como seus caracteres e forma de escrever e no seu alfabeto nao existem vogais como nos idiomas ocidentais quase na sua maioria daí substituir o "E" por apóstrofo e conservaram a letra "U" talvez por ser uma semivogalmas que também tem uma correspondente no hebraico mas se percebe que na pronúncia não fica faltando nada. espero ter ajudado de alguma forma.

 

Enviar um comentário

<< Home