quarta-feira, novembro 03, 2004

A Torah e as mitzvot



A Torah é constituída pelos cinco livros de Moisés: o Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. Foi originalmente transmitida por Deus a Moisés, ao permanecer quarenta dias e quarenta noites na presença do Eterno, sem comer, sem beber e sem dormir, o que o poderá ter levado a um estado de exaltação mística comparado com o estado dos anjos, sem qualquer ligação ao meio físico.

A palavra Torah pode significar tanto orientação, educação, instrução, lei, como também, caminho, conduta, destino, observação. Trata-se de um guia, que ao ser estudado e observado, leva o indivíduo a uma compreensão ímpar do verdadeiro e autêntico destino do homem no mundo e no universo.

Nela existem 613 preceitos (mitzvot), divindindo-se em 248 positivos, o que deve fazer-se, que equivalem ao número de órgãos humanos; e 365 negativos, o que não se deve fazer, que equivalem ao número de vasos sanguíneos no corpo humano, assim como ao número de dias que contém um ano.
Há quem pense que os 248 preceitos positivos que correspondem, como já se disse, ao número de órgãos do corpo humano, apontem para um diálogo entre cada órgão e o indivíduo, como se cada membro do corpo humano dissesse "deverás cumprir um preceito comigo". E os 365 preceitos negativos, que estão directamente relacionados com o número de dias do ano solar, dissessem, por sua vez, ao indivíduo "hoje não deves cometer nenhuma transgressão".

Todos estes preceitos e ordenanças ligam o povo judeu ao Eterno; a vida no mundo material e a vida no mundo espiritual nunca aparecem, em momento algum, desligados entre si.

1 Comments:

At 11/09/2004 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

****** ****** ****** ****** ****** ******

Ser Judeu, aquele que cumpre a TORAH, não é uma honra mas sim um privilégio.

Não é uma honra porque todos os seres Humanos são filhos de D'us.
É um privilégio porque ao cumprir os preceitos da TORAH estaremos em comunhão com D'us!

****** ****** ****** ****** ****** ******

A.M.G.

 

Enviar um comentário

<< Home