quinta-feira, outubro 07, 2004

Shemini Atzeret e Simchat Torah


O primeiro e o oitavo dia serão dias de repouso.

Se Sukkot dura sete dias, que oitavo dia é esse de que a Bíblia fala?

É um dia à parte, uma outra festa, que faz a conclusão de Sukkot. Shemini Atzeret é o seu nome. Se sete, o número da plenitude na terra, são os dias da Festa de Sukkot, oito é o número da plenitude futura. Portanto, o oitavo dia era o que faltava, é a manifestação do desejo humano de atingir a felicidade plena.



No oitavo dia haverá santa assembleia e apresentareis oferenda queimada ao Senhor teu D'us. É dia de reunião solene e não fareis nenhuma obra servil.

Shemini Atzeret, ou o "oitavo dia de reunião solene", não exige a mesma observância de Sukkot. Os sábios explicam a razão de sua solenidade por meio de uma parábola baseada no termo atzeret, que significa reunião e também reter ou deter-se e esperar.



D'us é como um rei que convidou todos os seus filhos para uma festa de um determinado número de dias. Ao chegar o dia da despedida, ele lhes diz: " Meus filhos, quero pedir-lhes algo: - fiquem mais um dia, é me difícil separar-me de vocês."

Nesse dia é lida nas sinagogas a oração pedindo pelo orvalho em abundância para o fortalecimento dos delicados brotos da primavera, e também pelas chuvas.



O D'us nosso e D'us dos nossos antepassados:

Orvalho pelo qual abençoas o alimento

Que falta nenhuma diminua nossa fartura!

À multidão que guiaste como rebanho

Concede-lhe agora Tua graça como orvalho.

Pois tu és Eterno, nosso D"us, que fazes soprar os ventos e cair o orvalho...

Ó D'us nosso e de nossos antepassados:

Senhor que todos temem. Lembra-Te, quando Te pedirem água, da Aliança com Abraão, que ofereceu água para lavagem de seus três divinos hóspedes. Concede a recompensa, agora, aos que hoje suplicam pela água...

Pois Tu és o Eterno, nosso D'us, que fazes soprar os ventos e cair a chuva.

Que seja:

Para o bem e não para o mal! Amém!

Para a fartura e não para a penúria! Amém!

Para a vida e não para a morte! Amém!



Em Israel, no dia de Shemini Atzeret é comemorada uma outra festa, Simchat Torah - Alegria da Torah. Em Israel, as duas celebram-se juntas num só dia; na diáspora, em dois, a fim de compensar-nos por não termos a felicidade de viver na Terra Santa.
Simchat Torah assinala o final do ciclo de leituras da Torah para o ano, porque a última parte é lida e completada neste ponto do serviço.
Simchat Torah também assinala o começo do ciclo de leitura da Torah, uma vez que, assim que a última parte do último capítulo é lida pelo Noivo da Torah (o Noivo da Torah é aquele honrado com a leitura do último livro), o ciclo recomeça com a leitura das três primeiras partes do Genesis, o primeiro livro.

2 Comments:

At 10/07/2004 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns! Gostei do vosso grafismo e da ideia.

Ponham um contador de visitas ! É muito importante para motivar a equipa

Sérgio

 
At 4/20/2008 3:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ari,estou maravilhado com esta associação...

 

Enviar um comentário

<< Home