segunda-feira, outubro 04, 2004

Sukkot


A festa dos Tabernáculos ou Tendas é a mais importante das três festas de peregrinação em Israel. Primeiramente chamada de festa da colheita (asip), esta festa passa a chamar-se mais tarde sukkot, que se traduz por "cabanas", "tendas" ou "tabernáculos".

É, como as outras duas, uma festa agrícola, celebrada no outono, sem data precisa. Mais tarde a festa passa a ser celebrada, segundo as leis sacerdotais, a partir do dia 15 de Tishri (o mês de Tishri corresponde a Setembro/Outubro), com uma duração de sete dias, terminando com um dia solene de descanso.

No Outono terminam todas as colheitas e se encerra o ano agrícola. Por isso, esta é uma festa muito alegre.

O nome sukkot vem da seguinte prática: durante as colheitas, o povo constrói cabanas ou abrigos nos pomares e vinhas, para se proteger do sol. Inicialmente a festa é celebrada ao ar livre e certamente assume o nome das cabanas (sukkot) que se espalham entre as plantações.

Mais tarde, a festa assume outro significado: o povo deve recordar o período em que vivera em tendas, no deserto, após a libertação do Egito. Naturalmente esta é uma associação litúrgica e não histórica.


Uma das mitzvot (mandamentos) especial na festa de sukkot são as quatro espécies (Arbaat Haminim): o etrog (a fruta cítrica), o lulav (ramo de palmeira), o hadass (ramo de mirta) e a aravá (ramos de salgueiro). Atamos as três últimas usando folhas do lulav e seguramos com a mão direita. Na mão esquerda seguramos o Etrog e assim juntamos as quatro espécies, cumprindo o mandamento da Torá.


As quatro espécies simbolizam quatro tipos de Judeus: o etrog tem fragrância e gosto, representando aqueles Judeus que estudam Torá e praticam boas acções. O lulav tem sabor mas não tem cheiro, representando aqueles Judeus que estudam Torá mas não fazem bons actos. O hadass tem cheiro mas não têm sabor, simbolizando aqueles Judeus que fazem boas acções mas não estudam Tora. Finalmente, as aravotnão têm nem sabor nem cheiro, representando os Judeus que não estudam Tora nem praticam boas acções.

Que fazemos em Sucot? Unimos estas quatro espécies, ou seja, unimos e reconhecemos cada Judeu como parte integral e importante do Povo Judeu. Se apenas um estiver faltando, a mitsvá (mandamento) estará incompleta. Nosso Povo é um. Precisamos fazer tudo que pudermos para unir o Povo Judeu e para fortalecer o futuro Judaico !