terça-feira, outubro 12, 2004

Escolhendo o nome Judaico

Após a conversão/retorno, um indivíduo é considerado um bebé recém-nascido, que terá que receber um nome hebraico.

Os anussim sempre seleccionaram nomes hebraicos que lhes transmitissem algo de especial; Rute tem sido por muito tempo um favorito (Rute, avó do rei David, é talvez a personagem bíblica convertida mais conhecida). A maioria dos anussim escolhem um nome bíblico. Existem 2800 nomes judaicos na bíblia, e embora menos de cinco por cento daqueles estejam em uso actual, todos deverão entrar em conta.

Muitos dos nomes na bíblia exaltam D’us. Nomes com prefixos ou sufixos “el”, “eli”, “ya” e “yahu”, referem todos a D’us. Por exemplo: Elisha – D’us é a minha salvação, Raphael – D’us curou, Gamliel – D’us é a minha recompensa.

Muitos indivíduos seguem o costume de seleccionar um nome hebraico baseado na letra ou no som inicial do seu nome original. Assim, por exemplo, João escolhe Yonathan e Ana escolhe Hannah. Bebés judeus geralmente possuem o nome dos avós e por vezes alguns anussims decidem também escolher o nome dos avós ou pais, ou então o nome de alguém que desejam honrar.

Pode clicar aqui para obter uma lista de nomes.

2 Comments:

At 10/12/2004 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

shalom lekulam,

olha a nossa beitzinha! Gostei especialmente da Tikvah como música de fundo. ;D

Paula João

 
At 10/12/2004 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só achei pena na lista dos nomes hebraicos não estar o meu...chas v'chalila...
Queria aproveitar para convidar todos a irmos juntos ao serviço de kabbalat shabbat na próxima sexta-feira! Fui sexta passada. O ambiente estava óptimo. Ao sair, só me apetecia saltar e gritar de alegria! Estudem as rezas no siddur e tentem acompanhar o serviço! É uma sensação inefável! Como se diz em yiddish 'es iz shver tsu zayn a yid' (é difícil ser-se judeu), mas eu não queria ser outra coisa! Baruch haShem!
Kol tuv
José Costa

 

Enviar um comentário

<< Home