sexta-feira, janeiro 14, 2005

Festa de Tu Bishvat


Tu BiShvat marca o ano novo das árvores e também o início da Primavera em Israel, quando as árvores começam a brotar e florescer.

Como se apercebe a partir do nome, Tu BiShvat cai no dia 15 do mês de Shvat ("Tu" é formado pelas letras tet (9) e vav (6), que possuem o valor numérico de 15). 15 de Shvat cai neste ano no dia 25 de Janeiro.

Tu BiShvat é um dia festivo, porque a Torah louva a Terra de Israel com referência às frutas das suas árvores, bem como às colheitas do seu solo:
"Uma terra de trigo e cevada e uvas e árvores de figo e romãs; uma terra de oliveiras e mel (de tâmaras)" (Devarim 8:8). E também: “... e deverão comer e se satisfazer e abençoar ao Todo-Poderoso, seu D’us, pela boa terra que Ele lhes deu” (Devarim 8:10).
O Povo Judeu alegra-se com as frutas, com a Terra e com D'us que nos deu vida.

O dia de Tu Bishvat é assim celebrado comendo as diversas espécies de frutos com as quais a Terra de Israel foi abençoada: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Também é celebrada com o plantio de árvores.


O homem é comparado a uma árvore. No livro Pirkei Avot (Ética de Nossos Antepassados) está escrito o seguinte:

“Uma pessoa cuja sabedoria excede seus bons atos é comparada a uma árvore cujos galhos são numerosos, porém com poucas raízes.Um vento forte bate e acaba arrancando a árvore do seu lugar. Entretanto, uma pessoa cujos bons actos excedem a sua sabedoria é comparada a uma árvore com poucos galhos, mas cujas raízes são numerosas. Mesmo se todos os ventos do mundo a açoitarem, eles não conseguirão movê-la do seu lugar" (Pirkei Avot, capítulo 3, mishná 22).


Da mesma maneira que uma árvore necessita de solo, água, ar e luz solar, assim as pessoas precisam estar espiritualmente enraizadas e conectadas a uma fonte de nutrição. Água para as árvores, sabedoria da Torah para nós.