quinta-feira, dezembro 02, 2004

A festa de Chanukah

A festa de Chanukah, que também é chamada de festa das luzes, celebra-se durante oito dias. Neste ano de 2004, esta festa inicia-se no dia 8 de Dezembro. Nesta festa comemora-se a vitória militar dos Macabeus sobre o domínio Grego e ao mesmo tempo expressa uma reivindicação espiritual, pois apesar da inferioridade das condições dos Judeus frente ao inimigo poderoso, conseguiram derrotá-los com heroísmo. Chanukah significa em hebraico inauguração. Refere-se neste caso à reinauguração do Templo de Jerusalém profanado pelos Gregos.

Conta a tradição, que ao penetrarem os judeus no santuário profanado e ao tentarem acender de novo as luzes do candelabro (Menorah), acharam apenas um pequeno cântaro de óleo sagrado, cujo conteúdo só seria suficiente para um dia. Milagrosamente a vela permaneceu acesa durante oito dias acontecendo um milagre, havendo tempo suficiente para preparar o óleo que manteria a vela acesa após esse período. Por isso, celebra-se acendendo-se uma menorah de Chanukah de nove braços. Há oito chamas na Menorah, e mais uma usada para acender as outras. A este candelabro denominamos Chanukiah.

Há também o costume de se jogar nesta festividade um jogo chamado "dreidel", que consiste num pião (em hebraico sevivon), que, dependendo do lado que ficar para cima, o jogador ganha prémios, em geral, nozes e rebuçados.


A doação de presentes em Chanukah possui uma longa tradição em certo sentido: doação aos pobres, seja de dinheiro ou alimentos, e é uma importante prática em Chanukah. Há também a tradição de se comer latkes (panquecas), tradição esta que deriva de 2 eventos. O primeiro, deriva de alimentos fritos em óleo para lembrar o milagre do azeite de Chanukah; o segundo, latkes de queijo, homenageiam a corajosa heroína, Yehudit, que ajudou a salvar seu povo ao enfrentar o perverso general grego Holofernes, (164 AEC), com a ajuda de um pouco de queijo. Entretanto, com o tempo, acredita-se que nos últimos 400 anos, o latkes de queijo foi substituido pelo latkes de batata.


Em Chanukah também se come sufganiot, que são sonhos com recheio de geleia:

Enfim, Chanukah reveste-se ao mesmo tempo de um sentido espiritual (a restauração da ideia judaica e o fim da corrente pagã) e nacional, pois representou a retomada da soberania judaica.

Que possamos com as luzes de Chanukah (Chanukiah), sonhar, que possamos com os sonhos (sufganiot), realizar, e que possamos com os dreidels (piões), voltarmos sempre à nossa condição de sermos alegres como crianças.


Chag Sameach (Festa Feliz) para todos !