quinta-feira, março 31, 2005

Brit Milah - O que é ?



A circuncisão('brit'- em Hebraico), ou seja, a iniciação do judeu do sexo masculino na qualidade de integrante pleno do povo judaico, é praticada em obediência ao segundo dos 613 mandamentos da Torah: "Este é meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: que todo varão será circuncisado" (Gên.17:10).

A circuncisão é realizada no oitavo dia após o nascimento. Aquele que realiza a circuncisão chama-se 'Mohel', apesar de que qualquer cirurgião possa fazê-lo recitando as bençãos necessárias. Na Brit Milah intervêm, além do 'Mohel', o 'Sande', que segura no bébé durante a operação, e a 'Quater' (do Alemão 'Govatters' - padrinho), que é quem conduz o bébé à sala onde irá ser circuncisado.

Caso o pai seja capaz de realizar a circuncisão, terá que fazê-lo, não podendo delegar a função a nenhum outro. Originalmente, apenas o pai podia realizar a circuncisão. Isto começou com Abraão que circuncisou Isaac quando este tinha 8 dias de vida. Posteriormente esta função passou a ser realizada por um 'Mohel'.

Praticada a Milah, o pai recita uma oração de graças pela mitzvah – mandamento - de ter iniciado o seu filho no pacto de Abraão.

Dá-se depois ao menino o seu nome, o qual lembra, comumente, o de algum avô ou outro parente falecido.

Terminada esta cerimónia, o 'Mohel' com um copo de vinho na mão, roga pela benção de D’us sobre o menino circuncisado. Com umas gotas molham-se os lábios da criança, que é, então, devolvida à sua mãe.

Após a Brit Milah, realiza-se geralmente uma reunião familiar, durante a qual se serve uma Seudat Mitzvah, refeição de carácter religioso.


A circuncisão é considerada mais importante que qualquer mandamento, portanto, não importando que dia seja, mesmo 'Shabbat'ou 'Yom Kipur'. A única coisa capaz de retardar a circuncisão é o bébé ter nascido prematuramente ou com alguma doença. Neste caso será realizada sete dias após sua recuperação; e o dia de sua recuperação será considerado o do seu nascimento.