sábado, fevereiro 26, 2005

Ha-Lapid: Calendario Hebraico

A publicação HA-LAPID no seu número 2, tem o seguinte artigo que transcrevemos na integra:

Calendario Hebraico

Este calendario é lunar, isto é, os meses começam com a lua nova.
Os meses lunares teem alternadamente 29 e 30 dias ficando desta fôrma o ano formado por 354 dias. Seguindo-se normalmente esta organização anual os meses israelitas não poderiam cair sempre dentro das mesmas estações, o que tinha grandes invonvenientes para a celebração das nossas festas religiosas, que devem cair sempre em determinadas estações do ano.
Para evitar estes inconvenietes é acrescentado, de tempos a tempos, um mês, dando-se este facto 7 vez num ciclo de 19 anos. Este ano de 13 meses é denominado bissexto ou embolísmico.
Os nomes dos meses hebraicos, são;

NISSAN.....
YIAR........... PRIMAVERA
SIVAN........

TAMUZ......
AB............... VERÃO
ELUL...........

TISHRI.........
HESHVAN.... OUTONO
KISLEV.........

TEBET.........
SHEBAT...... INVERNO
ADAR...........
VEADAR......

O ano religioso começava no mês de Nissan e o ano civil começava em Tishri, quando os israelitas constituiam um estado na Palestina.
O principio do mês chama-se Rosh Hodesh (cabeça do mês) ou lua nova. Rosh Hodesh é um dia festivo celebrado pela recitação da oração de Hallel, de Muçaf e pela leitura da Lei, além do ritual vulgar. Rosh Hodesh consta por vezes de dois dias, nesse caso o primeiro dia pertence ao mês cessante e o segundo ao novo mês.
O mês que se costuma ajuntar de tempos a tempos para harmonizar o calendario tem o nome de Veadar, isto é, um segundo Adar.


Porto - Yiar de 5687 (Maio de 1927)