quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Conferência sobre casherut com o Rabino Tuvia Hod


O rabino Tuvia Hod, rabino da cidade de Mannheim, em Alemanha (com origens de Porto), especialista na área de Casherut, primeira autoridade na Europa e o representante do Rabinato Chefe de Israel na área de Casherut em Europa, fez uma palestra no dia 27 de Dezembro de 2004, intitulada "Casherut em Portugal".

Segue aqui descrição do evento, por parte de um participante:


A sala da biblioteca da Sinagoga Sharé Tikvah estava cheia com as cerca de 40 pessoas que ouviram atentamente a locução do especialista europeu em Casherut que falou do seu trabalho de supervisionamento em explorações agricolas e industrias alimentares.

Fiquei particularmente surpreendido por desaconselhar queijos fabricados com coalhos florais que possam conter insectos inadvertidamente esmagados aquando da colheita, pois o queijo da serra é coalhado com flor de cardo enquanto os queijos casher são fabricados com imitações químicas do coalho proveniente de bucho de ruminante em fase de aleitação.

Depois temos leite casher supervisinado por câmaras; inclui qualquer leite ordenhado mecanicamente o que hoje é regra para todo leite comercializado.

Quanto a iogurtes lembrou que não são casher quaisquer productos lácteos que contenham gelificantes, pois estes são de origem animal.

Alertou também acerca de outros aditivos que possam ser trefah, como corantes provenientes de insectos, como a cochinilha, muito usados em batons e productos alimentares.

Qualquer producto que nos ingredientes tenha muitos E´s é suspeito em termos de cashrut e segurança alimentar, sendo esta última a par da qualidade, o suporte racional dos productos casher, além do cumprimento dos preceitos da Torah.

No entanto, explicou ainda a abrangência do mercado dos productos casher que vai muito para além da população judaica ou muçulmana. Muitos não judeus compram casher, pois já se aperceberam que os productos casher são mais saudáveis e sobretudo mais seguros.

Quando confrontei o Rabino Tuvia Hod acerca dos productos transgénicos respondeu que isso era uma questão de produtividade puramente americana e que podiamos confiar nas marcas de productos casher, pois esse era ainda o mais seguro modo de comer sem receios.

Adorei!
João Paula