segunda-feira, março 07, 2005

Purim - Os personagens da meguilat Ester


A heroína do Livro de Ester
É escolhida por Achashverosh como a sua esposa; passa a ser chamada de rainha Ester na Meguilat. A Meguilat descreve-a como uma mulher de valor. A sua inteligência ajuda-a a criar conflicto, tensão e ciúmes entre Achashverosh e Haman.
Graças a isso o milagre aconteceu, e Ester pode salvar os Judeus na Pérsia da destruição. Segundo a Meguilat, o nome original de Ester era Hadassa. Seu pai, Avichail, era tio de Mordechai. Quando os pais de Ester morreram, Mordechai criou-a na sua própria casa.

Mordechai, o hebreu
A origem do nome Mordechai é babilónico. Sabe-se que os Judeus da Pérsia davam nomes babilónicos aos seus filhos. Mordechai era da tribo de Benjamim. A sua família, chefiada por Kish, foi exilada da Terra de Israel com Yeoachin, rei de Judá, em 597 AEC, cerca de 100 anos antes de Achashverosh chegar ao poder. Kish era o pai do rei Shaul, portanto Mordechai era parente deste rei, que lutou contra os amalequitas e seu rei Agag. Segundo os sábios, Haman era um dos descendentes de Agag. Assim, após várias gerações, a história permitiu o encontro de descendentes de inimigos históricos – Mordechai e Haman. O livro de Ester descreve a continuação do conflito histórico, e sua conclusão bem sucedida com a vitória do Hebreu sobre o Amalequita.

Achashverosh
Rei da Pérsia, usualmente identificado como Xeres, que reinou 486 a 465 AEC. Achashverosh é descrito como intolerante com os povos que habitavam sob o seu controle. No Livro de Ester é retratado como omisso e inconstante. A sua corte real possuía uma atmosfera de desperdício, vaidade, extravagância, com festas nas quais o vinho fluía livremente – uma atmosfera alheia ao Judaísmo. O seu reinado é mostrado como aleatório, com decisões tomadas com frivolidade e ambiente de muita embriaguez. Achashverosh era filho de Dario, neto de Ciro, o rei que reinava quando os Judeus construíram o segundo Templo.

Haman, filho de Hamdata, o Agaguita
O primeiro-ministro de Achashverosh. Propôs ao rei destruir o Povo Judeu do reino em um único dia, 13 de Adar. Segundo os sábios, Haman era temeroso e cauteloso, apesar de a Meguilat retratá-lo como poderoso e astuto.

Vashti
Bela esposa de Achashverosh, que recusou participar num banquete promovido por Achashverosh para o povo de Shushan. Como punição, foi banida do palácio e Ester foi coroada em seu lugar.

Bagtan e Teresh
Dois dos eunucos do rei, que guardavam a porta do palácio e planejavam assassinar o rei. A trama foi descoberta por Mordechai, que contou a Ester. Ester, por sua vez, relatou a trama ao rei em nome de Mordechai. Os dois eunucos foram executados, e a boa índole de Mordechai foi registrada nas crónicas do rei. O mérito desta boa índole ajudou Mordechai a aproximar-se do rei, e, junto com Ester, salvar os Judeus da destruição.