quarta-feira, março 16, 2005

Purim - Costumes



Mishloach Manot e Presentes para Pobres
O costume de enviar presentes (Mishloach Manot), deixa a sua marca em Purim. Ao longo de Purim, homens e mulheres, jovens e crianças andam pelas ruas, carregando pratos, cestos e bandejas cheias de guloseimas, escolhidas e cobertas com um guardanapo. Muitos destes “mensageiros” estão mascarados, acrescentando uma beleza especial à atmosfera de Purim.

Em Jerusalém era costume que as mulheres comprometidas enviassem Mishloach Manot ao seu futuro marido; bolos, biscoitos e confeitaria eram formosamente organizados em bandejas redondas e gigantescas. Hoje em dia, em Israel, há formas de Mishloach Manot familiares, por bairro e nacionais. Os presentes são enviadas, por exemplo, aos soldados, para os assentamentos nas fronteiras e para os necessitados. Crianças também trocam Mishloach Manot simbólicos nas escolas.


Fazendo barulho na menção do Nome de Haman
Predomina uma atmosfera especial na sinagoga durante a leitura da Meguilat. Muitos dos fiéis trazem a sua própria Meguilat Esther kasher, escrita em pergaminho, de acordo com a halachá – por temer que, caso contrário, eles possam perder uma palavra ou outra da leitura; eles podem assim suprir silenciosamente a palavra perdida em sua própria Meguilat, cumprindo a mitzvá (preceito) de ouvir a Meguilat na sua totalidade.

Crianças mascaradas fazem todos os tipos de barulho – assobios e assim por diante, para abafar o nome de Haman sempre que o leitor o pronuncia. Escutam-se batidas de varas e barulhos explosivos. O tremendo tumulto acrescenta-se à alegria geral. O leitor espera até o término do barulho para continuar a Meguilat, que lê até o próximo “Haman”.

Outro costume era escrever o nome de Haman no sapato e pisar até o nome do opressor ser apagado. O costume de fazer barulho quando o nome de Haman é mencionado é muito antigo e difundido pela Diáspora judaica. Alguns rabinos rígidos proibiram o costume, pois perturba a leitura da Meguilat, mas a atmosfera de Purim festiva triunfou e o costume tornou-se profundamente arraigado ao folclore de Purim.


Fantasias
O costume de usar fantasias em Purim é extremamente antigo. Era particularmente observado na Itália. Já há quatrocentos anos atrás o Rabino Yehuda Mintz escreveu que deveria ser permitido aos homens vestirem-se de mulheres em Purim, embora os rabinos Ashkenazim proibiam isto absolutamente. O Rabino Yoel Sirkis, da Polónia, opunha-se amargamente a esta permissão, que ia contra o versículo do livro Deuteronômio (22:5): “uma mulher não usará o artigo de vestuário de um homem, nem um homem vestirá o artigo de vestuário de mulher”.

Ele também proibia aos homens máscaras que impedissem que fossem reconhecidos, proibição esta tanto para Purim, quanto para casamentos.

Actualmente a revelação externa mais distinta de Purim é o uso de vestidos caprichados, principalmente, pelas crianças, embora os adolescentes e adultos às vezes se vestem a rigor em público ou participem de bailes de máscaras.


As Mitzvot de Purim
Jejuamos no dia anterior a Purim para recordar o dia de jejum e oração que os judeus observaram antes de sua vitória. Em Purim há quatro mitzvot a serem cumpridas:

1- Ouvir a Meguilat – A fim de reviver os eventos milagrosos de Purim, escutamos duas vezes a leitura da Meguilat. Uma vez após a Tefilá de Arvit e outra no período diurno do dia seguinte.

2- A refeição de Purim – Como em todas as festas, comemoramos Purim com uma refeição festiva especial, na qual a família e amigos se reúnem e se alegram no espírito da festa.

3- Presentear amigos com alimentos – O milagre de Purim ocorreu, em parte, graças à amizade e união do povo judeu. Esse facto é comemorado através do envio de pelo menos dois tipos de alimentos prontos para consumo a pelo menos um amigo.

4- Dar donativos no mínimo a dois pobres – Nas duas últimas Mitzvot, aquele que incrementar será louvado.

2 Comments:

At 3/17/2005 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu protesto, a nova SECÇÃO não me aceita! LAMA ANI???
Paula João

 
At 3/17/2005 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Basta indicar um nome, um e-mail qualquer e já está.

 

Enviar um comentário

<< Home