sexta-feira, março 11, 2005

Purim - A palavra



A origem da palavra "Pur" aparenta ser persa. Como escrita na Meguilat Ester, significa "sorteio". Purim é o plural da palavra "Pur", e, portanto significa "sorteios". A festa chama-se Purim devido aos sorteios promovidos por Haman.

A palavra "Pur" também está relacionada com a palavra hebraica "porer", que significa desmantelar, quebrar, destruir, quebrar em pedaços. A palavra "hefir", derivada do verbo "pur" tem sentido de cancelamento, quebra de algo permanente, como a violação de uma aliança ou o fim de um casamento.

Haman escolheu fazer sorteios para determinar o dia e mês para atacar os Judeus. Os antigos persas acreditavam que os signos do zodíaco afectavam o destino do homem, e creditavam muita honra aos astrólogos e magos. Para muitos pesquisadores, o sorteio não resultou no mês de Adar por acaso, mas intencionalmente, já que uma importante festa persa da deusa Anahita era celebrada no meio deste mês, e o interesse de Haman era deixar o povo contra os Judeus justamente durante estes dias de alegria e entusiasmo.

Uma palavra recentemente introduzida na língua hebraica é "purimon", uma pequena festa parecida com Purim. Com o tempo, "Purim" transformou-se num símbolo de salvação para os Judeus, e diversos "Purims" foram estabelecidos para marcar dias em que os Judeus foram salvos em diversos lugares do mundo de situações de perigo. Esses "Purims" especiais eram chamados segundo o local onde o milagre havia acontecido, por exemplo: Purim de Frankfurt, Purim de Zaragoza, Purim de Casablanca, etc.