quinta-feira, dezembro 22, 2005

Feliz Chanukah



2 Comments:

At 12/23/2005 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom Dia a Todos!

Estando próximos de um dia, vários para vocês, especial para ambos, resolvi escrever-vos.
Gostaria primeiro que tudo de vós agradecer. Agradecer porque me levaram a descobrir algo de maravilhoso, a possível ascendência judaica da minha família paterna. Digo possível, pois dos dados que recolhi, através da minha genealogia paterna, só me foi possível suspeitar.
A suspeita assenta nos três baptismos realizados em casa, a que o Padre da Igreja, suspeitou de não terem sido “bem feitos”. Alio a isso as origens de Castela e Leão(1), de grande parte dos meus ascendentes paternos, assim como da “miscenização pelo matrimónio”(2) que “permitia a catequização mais rápida dos neófitos, através da vigilância das famílias de origem Cristã - Velha”(2). Daí talvez advenha a explicação, de uma família Nobre, Cristã–Velha, se tenha casado, com uma família pobre(Sapateiros, Barbeiros).
Como Cristão e Português, valorizo o passado Judaico- Cristão, desta minha Terra, Portugal, que Adoro.
Manter-me-ei Cristão, ,mas muito atento, ao povo Judeu e sua Religião.
Por fim gostaria de agradecer a vossa paciência e ajuda

Um Feliz Chanucá! para todos vocês,

Marco Santiago


(1)Revista “Oceanos”- “Diáspora e Expansão – Os Judeus e os Descobrimentos Portugueses” nº29 – Janeiro/Março 1997, pg. 11
(2)Revista “Oceanos”- “Diáspora e Expansão – Os Judeus e os Descobrimentos Portugueses” nº29 – Janeiro/Março 1997, pg. 16

 
At 12/27/2005 6:41 da tarde, Blogger Hehaver said...

Marco Santiago, muito Obrigado por este seu comentário.

 

Enviar um comentário

<< Home