sexta-feira, maio 27, 2005

Lag Baomer



Lag Baomer acontece no trigésimo terceiro dia da contagem do Omer, que, no calendário judaico corresponde ao 18º dia do mês de Iyar, caindo no calendário civil deste ano, na Sexta-feira, dia 28 de Maio. O período de 7 semanas que se conta entre o segundo Seder de Pessach e Shavout é conhecido como Sefirat Haomer (contagem do Omer).

O nome Lag Baomer deriva do valor numérico das letras L(30) e G(3), 33 do Omer - LaG do Omer. É uma pequena festividade celebrada com piquenique e encontros ao ar livre em torno de fogueiras. Há também o costume de crianças brincarem com arco e flecha.


Omer é uma medida bíblica que determinava a quantidade de cevada recém colhida oferecida no Templo de Jerusalém.

Quando Adriano era imperador de Roma, os romanos atacaram os judeus e proibiram-nos de praticar a religião judaica. A Palestina ficou sob o domínio romano.
Durante este reinado de Adriano, surge Rabi Akiva, líder espiritual do povo judeu. Ele ensinava a Torah para vários discípulos, e, com essa proibição, passou a ensiná-los clandestinamente na floresta. De modo a enganar a vigilância dos soldados de Roma, eles levavam arco e flecha para fingir que eram caçadores. Também usavam a fogueira como um forte aliado: alguém ficava no topo de uma montanha para avisar, com a fumaça da fogueira, a aproximação de romanos.

Um dos discípulos de Rabi Akiva, Bach Cochva, tornou-se líder guerreiro do povo judeu. Ele organizou um exército de resistência para se libertarem do domínio romano. Mesmo com poucos guerreiros e armados com arco e flecha, conseguiram a vitória sobre as forças romanas, obrigando o imperador a enviar uma legião de Roma para acabar com a resistência dos judeus. O tempo foi passando e a luta continuava. Durante meses os estudos e os trabalhos foram abandonados.

Havia muita gente morrendo, passando fome e doente. Todos estavam muito tristes.
Começou então o pior. Repentinamente surgiu uma grave doença que matou muitos soldados judeus. Mas, no 33º dia de Sefirat Haomer, cessou a doença e deixaram de morrer soldados.

Desde então, os judeus resolveram que esse dia seria sempre muito alegre por causa do grande milagre que D'us fizera.