terça-feira, maio 03, 2005

O que é o shofar ?




Para ouvir o som dum shofar, clique em Play

O shofar é um dos instrumentos de sopro mais antigos usados pelo homem.
Para nós, o shofar não é um simples instrumento "musical"; não é usado por prazer ou divertimento. Longe disto ! Tem um sentido muito mais profundo. Possui a função da chamada para o arrependimento, avisando a chegada dos Dez Dias de Arrependimento, que começam com Rosh Hashaná e culminam com Iom Kipur.

Geralmente, o shofar é feito a partir de um chifre de carneiro, em memória do carneiro que foi oferecido em lugar de Isaac, que foi colocado sobre o altar como um sacrifício a D'us. D'us disse: "Toquem para Mim com um shofar feito de chifre de carneiro, e Eu me lembrarei do sacrifício de Issac e pensarei em vocês como se vocês, também, estivessem prontos a oferecer as vossas vidas a Mim."

O shofar deve ser curvo, para mostrar que devemos curvar os nossos corações perante D'us. Não deve ser decorado com ouro, tão pouco com cores. A única coisa permitida são alguns entalhes no próprio chifre, sem adicionar nada a isto.

O shofar emite três sons característicos: Tekiá – um som contínuo, como um longo suspiro; Shevarim – três sons interrompidos, como soluços; Teruá – nove (ou mais) sons curtíssimos como suspiros entrecortados.

Estes sons do shofar evocam e expressam sentimentos de profundo pesar pelas más acções que cometemos no passado.

Esta é a mensagem final do shofar, aquela do perdão Divino. Por isso, o último som do shofar é um toque longo, o Tekiá Guedolá (grande toque). Este som não representa soluço, nem suspiro ou lamento, mas um grito de triunfo e alegria, pois estamos confiantes de que D'us aceitou o nosso arrependimento.

4 Comments:

At 5/04/2005 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Será que D'us ainda não ouviu o nosso grito de arrependimento, de termos sido obrigados a esconder a nossa fé.Creio que sim! Creio que D'us ouviu o meu shofar!

 
At 5/04/2005 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fiquei tão comovida ao lêr o artigo, sabe-se lá porquê? Às vezes as coisas simples são as que mais nos tocam. E ao escrever o primeiro comentário não assinei. As minhas desculpas. Adi

 
At 5/08/2005 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto é lindíssimo ... ESPECTACULAR!

 
At 7/24/2006 9:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Extremamente estimulante à fé. Necessário se faz outros comentários às festas e comemorações judias.

 

Enviar um comentário

<< Home