quarta-feira, maio 18, 2005

Chalá - o que é ?

Quando se refere à chalá, tem-se em mente um pão trançado ou redondo consumido em Shabbat:



As mulheres judias costumam assar duas chalot (chalot-plural de chalá) na Sexta-feira, em honra ao Shabbat.

Quando a Torah menciona a chalá, refere-se à parte que se tira da massa do pão antes de assar, e que era dada aos Cohanim (sacerdotes). Originalmente esta lei bíblica só se aplicava a produtos de Israel, mas após a queda do Templo e consequente dispersão dos judeus, os rabinos estenderam este mandamento à Diáspora.

Qual é, no entanto, o significado da chalá ?
Para entendê-lo, é preciso lembrar a saída do povo de Israel do Egipto. No deserto, os judeus queixavam-se de fome e sede. D'us então realizou um milagre ao deixar cair um pequeno grão que ninguém jamais havia visto. Quando perguntaram o que aquilo era, Moisés respondeu: "É o pão que D'us nos mandou do céu." Era o maná. Nas vésperas de Shabbat e nas vésperas dos feriados sempre caíam do céu duas porções de maná. É justamente em lembrança a este facto que, na Sexta-feira, são colocadas duas chalot na mesa do jantar.

Os judeus que sairam do Egipto alimentaram-se durante 40 anos de maná, um alimento celestial, totalmente diferente do chamado "pão da terra" usual. Os judeus haviam atingido um tipo de existência ideal, da qual não queriam abrir mão. D'us então revelou-lhes que, ao entrar em Canaã poderiam atingir o mesmo grau de santidade ao se alimentarem com o pão da terra, se separassem uma porção da massa do pão antes de assá-lo. Esta parte era entregue ao Cohen que só podia comê-la se estivesse ritualmente puro.

Após a destruição do Segundo Templo os Cohanim encontravam-se num estado de impureza ritual não podendo, portanto, comer a chalá. Por isso, a partir dessa época, começou a separar-se da massa de fazer pão uma pequena quantidade que é queimada e tirada fora.

A preparação da chalá é tida como uma tarefa especial das mulheres na família. Separar uma porção, isto é, a chalá, ao preparar o pão que serviria como alimento, é uma das três mitzvot que D'us ordenou às mulheres judias, juntamente com as leis da mikvé e do acender das velas de Shabbat.
Ao fazer isto, a mulher judia reconhece que o pão é uma dádiva divina. Ao seguir este mandamento, ela estará atraindo bênçãos para o seu lar e o seu acto é comparável à oferenda dos Cohanim na época do Grande Templo, às Sextas-feiras.