quarta-feira, junho 14, 2006

Lançamento de "Portugal e os Judeus" - Volume 2

Lançamento de "Portugal e os Judeus" - Volume 2, com:
Apresentação: Drª Esther Mucznik
Leitura de excertos da "Crónica de D. Manuel": actor Jorge Sequerra


Clique na imagem para visualizar o convite


Na sequência da recente defesa da tese de doutoramento do Sr. Jorge Martins na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (16/01/2006), intitulada Judaísmo e Anti-semitismo em Portugal nos Séculos XIX e XX, foi publicada uma obra pela editora Nova Vega, intitulada Portugal e os Judeus, em 3 volumes, estruturados do seguinte modo:

Volume 1 – “Dos primórdios da Nacionalidade à legislação pombalina”
Volume 2 – “Do ressurgimento das comunidades judaicas à 1ª República”
Volume 3 – “Judaísmo e Anti-semitismo no século XX”.

O lançamento do 1º volume teve lugar no dia 28 de Abril, na Sociedade de Geografia de Lisboa, evocando o 5º centenário do massacre judaico de Lisboa – ocorrido em 19, 20 e 21 de Abril de 1506, que vitimou milhares de judeus lisboetas – e foi precedido de uma reconstituição histórica desse dramático episódio da história judaica portuguesa, pelo Grupo de Teatro Miguel Torga.

O 2º volume será lançado no dia 20 de Junho, no auditório da FNAC no centro comercial Colombo em Lisboa.

O 3º volume será lançado a 5 de Dezembro, evocando o duplo aniversário do Édito de Expulsão dos judeus, de D. Manuel I em 5 de Dezembro de 1496 e a sua revogação, pelo parlamento português em 5 de Dezembro de 1996.

Já não se publica uma história dos judeus em Portugal há cerca de um século – a última foi a de J. Mendes dos Remédios, Os Judeus em Portugal, 2 vols., 1895-1928 –, por isso, Portugal e os Judeus constitu um contributo para a actualização da evolução da presença judaica em Portugal, desde os primórdios da Nacionalidade até ao início do século XXI.